Checklist

Entre

livros

SEJA PARA SE PERDER NOS CORREDORES, SENTIR O CHEIRO DE LIVROS ANTIGOS OU ADMIRAR SEUS IMPONENTES PROJETOS ARQUITETÔNICOS, ESTAS CINCO BIBLIOTECAS VALEM A VISITA E IMPRESSIONAM POR SUA BELEZA E MAGNITUDE

POR GIOVANNA FORCIONI

Sainte-Geneviève      PARIS / / FRANÇA 

Não é difícil chegar a Sainte-Geneviève e encontrar todas as suas mesas ocupadas. Além de ponto de encontro de jovens universitários parisienses, o endereço é parada de muitos turistas que visitam a região do Panthéon. Sua arquitetura imponente e sua extensa coleção de mais de 1,5 milhão de documentos fazem do edifício projetado por Henri Labrouste um dos principais centros culturais e intelectuais da capital francesa.

10 Place du Panthéon, Paris, França

bsg.univ-paris3.fr

Biblioteca Joanina
 COIMBRA / / PORTUGAL 

Símbolo do barroco português e dona de um dos acervos mais ricos da Europa, esta biblioteca é um dos maiores tesouros da Universidade de Coimbra. Seu nome é uma homenagem ao rei Dom João V, que patrocinou sua construção, no século 18. Em um só espaço são encontrados mais de 50 mil livros, incluindo alguns raríssimos, como a pri – meira edição de Os Lusíadas, famosa obra de Luís de Camões.

Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal

visit.uc.pt/biblioteca

Biblioteca Nacional
 RIO DE JANEIRO / / BRASIL 

Os primeiros 60 mil itens de seu acervo desembarcaram no País em 1808, junto com a comitiva da família real portuguesa, mas só dois anos depois abriu as portas aos es – tudiosos. Com mais de 200 anos de história, é considerada a mais antiga instituição cultural brasilei – ra e a maior biblioteca da América Latina. Para conservar suas mais de 9 milhões de obras, conta com laboratórios de restauração e con – servação de papel, além de centros de digitalização.

Av. Rio Branco, 219, Centro, Rio de Janeiro

bn.gov.br

Biblioteca do Trinity College      DUBLIN / / IRLANDA 

Mais de 500 anos de história acadêmica europeia estão reunidos nas prateleiras da maior biblioteca irlandesa. Os exemplares mais antigos ficam em um salão de 65m de comprimento, que abriga cerca de 200 mil títulos. No primeiro piso, cada uma das estantes é acompanhada por um busto de mármore. São mais de 40 até agora, entre eles os de William Shakespeare e Aristóteles.

College Green, Dublin, Irlanda

tcd.ie/library

Sainte-Geneviève      STUTTGART / / ALEMANHA 

O cubo de nove andares é a atração em meio a uma das praças mais famosas da cidade. Projetado para ser um centro cultural e intelectual, o prédio chama a atenção por sua estrutura de concreto e seu interior totalmente branco. Por ali, os únicos toques de cor do ambiente ficam por conta das capas dos livros expostos nas estantes. Além de obras impressas, materiais especiais, como mapas, filmes e arquivos de música, também se espalham por mais de 3 mil m2 .

Mailänder Platz 1, Stuttgart, Alemanha

stuttgart.de/stadtbibliothek

voltar-para-o-sumario