Almanaque

Universidade

 

NO AR

Considerada referência na América Latina, a UniAzul – Universidade Azul investe na capacitação e no treinamento dos Tripulantes da companhia

 

POR GIOVANNA FORCIONI    FOTOS VITOR BARÃO

á nove anos a Azul é exemplo na formação de aeronautas, com um dos centros de treinamento de profissionais da aviação mais completos do País. Criada em janeiro de 2009, a UniAzul – Universidade Azul nasceu com uma sala de aula e 11 pessoas trabalhando. Hoje, são 75 funcionários e 6 mil m2 de área construída. Ali, comissários, agentes de aeroporto, de manutenção, despachantes operacionais e atendentes de call center participam periodicamente de cursos de capacitação. Localizada na cidade de Campinas, próximo ao Aeroporto Internacional de Viracopos, a UniAzul garante uma formação de excelência aos seus Tripulantes. Desde que ganhou vida, o centro de formação já preparou mais de 30 mil alunos. “Na Azul seguimos o conceito de learning organization, o que significa que a empresa está focada o tempo inteiro no desenvolvimento e na capacitação de seus funcionários”, explica Carla Cruz, gerente geral da Universidade Azul.

SIMULADORES

Depois de cumprirem a carga de cursos teóricos, todos os pilotos, copilotos e membros da equipe de manutenção passam por treinamento em um dos quatro simuladores da UniAzul. As cabines funcionam 20 horas por dia, parando as atividades apenas para manutenção. As horas no equipamento são pré-requisitos para que os Tripulantes possam assumir a responsabilidade de operar os voos e as aeronaves da companhia.

MOCKUPS

Os mockups simulam exatamente o dia a dia das operações de bordo, manutenção, check-in e Terminal de Cargas. É onde os Tripulantes aprimoram suas competências práticas antes de assumirem seus postos na linha de frente de atendimento ao Cliente. Ali colocam a mão na massa e fazem treinamentos para atividades rotineiras, como embarque, serviço de bordo, abertura de portas e segregação de cargas.

INRAESTRUTURA E TREINAMENTOS

Além das 16 salas de aula, o local também conta com laboratórios de manutenção, salas de Flight Training Device e auditório com capacidade para 133 pessoas. Para os treinamentos práticos, a universidade dispõe ainda de quatro simuladores de voo e mockups de atendimento a bordo e em terra. São mais de 150 cursos específicos oferecidos para cada área da aviação, sendo dez opções de cursos voltados para aeroportos, 31 para call center, dez para comissários, 30 para artigos perigosos e cargas, 58 para manutenção, 14 para AVSEC (segurança da aviação civil) e quatro para assuntos organizacionais.

BEM-VINDO A BORDO

Todos os funcionários contratados pela companhia participam do “Bem-vindo a bordo”, o rito de integração feito presencialmente nas dependências da UniAzul, e também são encaminhados para dois dias de treinamento de Corporate Resource Management, área que trata dos fatores humanos ligados à segurança de voo. A partir daí, seguem com a grade curricular específica dos cargos que ocuparão. Ao fim do treinamento inicial, participam de uma cerimônia de formatura organizada no auditório da universidade.