Tiradentes

Música e arte
na serra mineira

 

FAMOSA PELAS IGREJAS, PELO CASARIO HISTÓRICO E PELA FARTA GASTRONOMIA, A CHARMOSA TIRADENTES RECEBE ESTE MÊS O MIMO FESTIVAL, COM SHOWS E CONCERTOS GRATUITOS

 

POR JUNIOR FERRARO

que Tiradentes perde em tamanho sobra em charme. A pequena cidade de Minas Gerais é um oásis de tranquilidade, com um sobe e desce de ruas de pedra, repletas de casarões antigos, restaurantes, lojinhas, museus e muitas igrejas. Ao redor, pequenas chácaras onde são produzidos queijos magníficos, cachaças e móveis. O ritmo pacato da antiga Arraial de Santo Antônio (primeiro nome do destino, fundado em 1702) transforma-se em agitação quando a cidade acolhe eventos como a Mostra de Cinema, em janeiro, e o Festival de Cultura e Gastronomia, em agosto, ambos já com 20 anos de história. Desde 2014, outro evento entrou para o calendário oficial do município: o Mimo, um dos maiores festivais de música gratuitos do País, que este ano tem apoio da Azul. Tiradentes vai dar o pontapé inicial da edição de 2017, com shows nos dias 28 e 29 de setembro. Depois, o evento segue para Ouro Preto, Paraty, Rio de Janeiro e Olinda. Para curtir o festival e sua viagem, selecionamos algumas das melhores atrações de Tiradentes.

Igreja Matriz de Santo Antônio
Localizada no alto do Centro Histórico, é uma obra-prima do barroco mineiro. A construção do século 18 tem seis altares laterais, além da capela-mor, um grandioso órgão português, cerca de 480kg de ouro adornando seu interior de estilo rococó e esculturas de Aleijadinho na fachada. Sem contar a vista incrível da Serra de São José e das ruas da cidade.

R. Padre Toledo, 2, Centro

32 3355 1238

Pousada Boutique Oratório

São apenas 11 suítes ao redor de um jardim com piscina, interligadas por passarelas arejadas. Os quartos têm decoração elegante, com muito branco e madeira, lençóis de algodão egípcio 300 fios e sacada com vista da serra. Serve um ótimo café da manhã, com bolos, frutas, sucos, pães de queijo quentinhos e os famosos ovos tombados, preparados na hora. Diárias a partir de R$ 680.

R. Herculano José dos Santos, 97, Alto da Torre
32 3355 2232
pousadaoratorio.com.br

Mimo Festival 2017

Esta edição do evento começará em Tiradentes, no dia 28 de setembro, às 19h30, com um concerto instrumental. Às 21h haverá o show da cantora de jazz inglesa Ala.Ni. No dia 29, às 19h30, é a vez do saxofonista Zé Nogueira, ao lado do vibrafonista Arthur Dutra e do baixista Bruno Aguilar. A baterista francesa Anne Paceo encerra esta etapa do festival com uma apresentação às 21h. Os concertos das 19h30 serão realizados em frente à Igreja de São João Evangelista e os das 21h, na Igreja Matriz de Santo Antônio (foto).
mimofestival.com

Tragaluz Restaurante Casa

Situado numa área tombada do Centro Histórico, tem cinco ambientes e uma fachada charmosa. Da cozinha comandada pelo chef Felipe Oliveira saem receitas sedutoras como o Arroz de Angola (foto), com ragu da galinha, e a costela de boi desossada e prensada, com nhoque de ora-pronóbis. A sobremesa mais famosa da casa, goiabada frita sobre catupiry, com sorvete de goiaba, é imperdível.

R. Direita, 52 Centro
32 3355 1424 

Museu de Sant’Ana

Parada obrigatória na cidade, o museu está instalado na antiga cadeia pública e abriga 291 imagens da santa que lhe dá nome. As peças, produzidas entre os séculos 17 e 19, vêm de várias regiões do Brasil e são em geral de autores desconhecidos. Até novembro apresenta a exposição paralela Santas Mulheres – As Heroínas da Fé, com imagens de artistas como Aleijadinho e Mestre de Piranga.

R. Direita, 93, Centro
32 3355 2798
museudesantana.org.br